Olá, seja bem vindo ao Blog da CRISMA da Paróquia São Francisco de Assis - Comunidade dos Mangabeiras VI e VII - João Pessoa - PB! ! !

sábado, 15 de outubro de 2011

Missas "Inculturadas"

Este vídeo é fundamental para todo católico atuante!


4 comentários:

  1. Este é o tipo de formação que todo católico deve assistir!
    Assistam meus caros, pois vale a pena!

    ResponderExcluir
  2. O rito romano tradicional,é um rito inculturado,a igreja usurpou dos ritos do paganismo.

    ResponderExcluir
  3. Ao anônimo da próxima vez assine o seu comentário...
    A Igreja não 'usupou' nada!
    Veja como a Igreja trata a questão das 'Missas inculturadas":

    Trechos das palavras do Santo Padre, o Papa Bento XVI, gloriosamente reinante, aos bispos brasileiros do Regional Norte II da CNBB em visita ad limina apostolorum em 15 de abril de 2010.

    [...] " Se na liturgia não emergisse a figura de Cristo, que está no seu princípio e está realmente presente para a tornar válida, já não teríamos a liturgia cristã, toda dependente do Senhor e toda suspensa da sua presença criadora. Como estão distantes de tudo isto quantos, em nome da inculturação, decaem no sincretismo introduzindo ritos tomados de outras religiões ou particularismos culturais na celebração da Santa Missa (cf. Redemptionis Sacramentum, 79)!

    O mistério eucarístico é um «dom demasiado grande – escrevia o meu venerável predecessor o Papa João Paulo II – para suportar ambigüidades e reduções», particularmente quando, «despojado do seu valor sacrificial, é vivido como se em nada ultrapassasse o sentido e o valor de um encontro fraterno ao redor da mesa» (Enc. Ecclesia de Eucharistia , 10). Subjacente a várias das motivações aduzidas, está uma mentalidade incapaz de aceitar a possibilidade duma real intervenção divina neste mundo em socorro do homem. Este, porém, «descobre-se incapaz de repelir por si mesmo as arremetidas do inimigo: cada um sente-se como que preso com cadeias» (Const. Gaudium et spes , 13)....

    Mas o culto não pode nascer da nossa fantasia; seria um grito na escuridão ou uma simples auto-afirmação. A verdadeira liturgia supõe que Deus responda e nos mostre como podemos adorá-Lo. « A Igreja pode celebrar e adorar o mistério de Cristo presente na Eucaristia, precisamente porque o próprio Cristo Se deu primeiro a ela no sacrifício da Cruz» (Exort. ap. Sacramentum caritatis , 14). A Igreja vive desta presença e tem como razão de ser e existir ampliar esta presença ao mundo inteiro.

    .

    Ps: Daqui pra frente quem não assinar seu comentário será deletado!

    Paz e bem a todos.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!
Que o SENHOR Jesus, nosso Deus e Amigo, cuide imensamente de você e toda sua família!

Pesquisar este blog

Blogs Católicos que sigo em João Pessoa