Olá, seja bem vindo ao Blog da CRISMA da Paróquia São Francisco de Assis - Comunidade dos Mangabeiras VI e VII - João Pessoa - PB! ! !

Quem somos


Olá, a Paz do Senhor Jesus esteja contigo!

Informamos que os artigos aqui postados são de inteira responsabilidade de seus autores leigos, e não representa de forma alguma a posição oficial da Igreja Católica Apostólica Romana, embora busquemos estar em sintonia com a mesma.

Este blog é apenas uma ferramenta para comunicação e formação comunitária promovida pelos catequistas e crismandos da Catequese Crismal da Paróquia São Francisco de Assis, especificamente da Comunidade São Francisco de Assis no bairro de Mangabeira VII.

Segundo a Constituição Federal de 1988, "é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (art. 5º,IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (art. 5º,IX).

Diante destes dois grandes pilares do Estado Democrático de Direito, a Catequese Crismal (seus autores), no exercício destas prerrogativas constitucionais, e obedecendo ao Mandamento Apostólico de estar "sempre prontos a responder para vossa defesa a todo aquele que vos pedir a razão de vossa esperança" (1Pedro 3,15), esclarece que as avaliações, referências ou até mesmo aparentes críticas que porventura se façam a respeito de doutrinas, disciplinas e morais das mais diversas crenças, situam-se e enconstram-se limitadas exclusivamente ao campo da "argumentação" de natureza teológica.

Esclarece-se, por fim, que este Blog não possui fins lucrativos e que todos os artigos aqui disponibilizados são de livre cópia e difusão, desde que sempre sejam citados a fonte e o(s) nome(s) do(s) seu(s) respectivo(s) autor(es) e tradutor(es).

A Crisma é a força de Deus. Nós só conseguimos viver porque Deus nos dá essa força. Essa força de Deus é o Espírito Santo agindo em nós. Na Igreja, a experiência de nossa vida é celebrada no sacramento da Crisma. A Crisma é o sacramento do cristão que está amadurecendo na fé.

Juntamente com o Batismo e a Eucaristia, o sacramento da Confirmação constitui o conjunto dos “sacramentos da iniciação cristã” cuja unidade deve ser salvaguardada. Por isso, é preciso explicar aos fiéis que a recepção deste sacramento é necessária à consumação da graça batismal. Com efeito, pelo sacramento da Confirmação “os fiéis” são vinculados mais perfeitamente à Igreja, enriquecidos de força especial do Espírito Santo, e assim mais estritamente obrigados à fé que, como verdadeiras testemunhas de Cristo, devem difundir e defender tanto por palavras como por obras.

Confirmar o Batismo é muito importante, pois quando criança não temos a consciência do Sacramento, mais sim os nossos parentes mais próximos que resolveram levá-lo até a pia batismal. Já na Crisma, não são os seus parentes que escolhem se queres ou não receber o Crisma, mas sim você mesmo.

No sacramento da Crisma recebemos os dons do Espírito Santo: Sabedoria, Entendimento, Conselho, Fortaleza, Piedade, Ciência e Temor de Deus. Eles são dons que nos aproximam de nossa vocação: a Santidade.

Foi a partir daí que a Igreja se firmou, ou seja, foi através do Papa São Pedro que a Igreja de Jesus Cristo surgiu. Vejamos: se somos também Igreja, é através do Sacramento da Crisma que firmamos em nós o “tijolo” eclesial que somos.

Jesus é o Senhor da Igreja Católica!
Paz e bem.

Pesquisar este blog

Blogs Católicos que sigo em João Pessoa