Olá, seja bem vindo ao Blog da CRISMA da Paróquia São Francisco de Assis - Comunidade dos Mangabeiras VI e VII - João Pessoa - PB! ! !

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Retorno da CRISMA

0 → C O M E N T Á R I O S






ATENÇÃO

_______________________________________

Retorno da Crisma dos
ADULTOS e JOVENS
Dia 27/01/12 (sexta-feira).

______________________________________

Retorno da Crisma dos
 JOVENS
Dia 28/01/12 (sábado).

______________________________________ 

Vinde Espírito Santo de Deus em Jesus!

Qualquer dúvida entre em 
contato com seu catequista.

sábado, 7 de janeiro de 2012

O Sinal da Cruz: SIGNIFICADO

1 → C O M E N T Á R I O S


Tarde dessas, passando diante da igreja São João Batista, no Brás, terminava de traçar o sinal da cruz sobre meu peito quando ouvi um murmurar vindo de trás de mim: “O que é que você está fazendo, moço?” – Olhei e vi uma senhora dos seus cinquenta e poucos anos, ostentando um grande coque grisalho no alto da cabeça e óculos de aros prateados. Ela falava num tom quase de súplica, como se eu estivesse cometendo um crime.

Estou fazendo o sinal da cruz, respondi eu, enquanto ela balançava a cabeça negativamente. “Não faça isso, meu filho; nunca mais faça isso”. Perplexo, quis saber o porquê, e ela saiu-se com esta: “Cada vez que você faz esse sinal, é como se estivesse crucificando Jesus novamente!”.

Até que ponto chega a criatividade das pessoas que odeiam a Igreja, pensei com meus botões. Tomando cuidado para não parecer agressivo ou irônico, argumentei: eu faço o sinal da cruz em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.Como pode ser ruim algo que eu faço invocando a Deus conforme ensina a Bíblia? - Fiz questão de mencionar o que a Bíblia diz (Mateus 28,19), porque já tinha percebido, logo de cara, que se tratava de uma pessoa “evangélica”, e sei bem que eles acreditam que só podem basear-se naquilo que está escrito, literalmente, no Livro Sagrado.

Ela pareceu surpresa com a minha resposta. “Esta é a primeira vez que um católico me responde com uma citação da Bíblia! Só que está errado, viu? Jesus sofreu muito na cruz, a cruz é um símbolo de maldição, de sofrimento, de vergonha...” - Com todo o respeito, insisti eu, mas quem foi que falou isso para a senhora? Ela me olhou, desconcertada: “Quem falou foi um homem de Deus, meu filho”...

A senhora acredita que a Bíblia é a Palavra de Deus?, perguntei, e ela mais que depressa respondeu: “Mas é claro! A Bíblia é a nossa única autoridade na fé”... - Nesse caso, prossegui, acho que o homem que ensinou isso para a senhora está bastante equivocado. O Apóstolo Paulo diz na Bíblia: “Longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo” (Gálatas 6, 14) – Quer dizer, a Cruz é glória para o cristão. Na verdade, a cruz é o símbolo que nos identifica como cristãos, é como se fosse a nossa “carteira de identidade”... Ela era um símbolo de vergonha antes de Jesus Cristo, mas depois dele tornou-se símbolo de vitória, de salvação, de santidade. Quem ainda pensa que a cruz é um símbolo de vergonha está vivendo ainda antes de Cristo! É como se essa pessoa nunca tivesse ouvido falar em Jesus!




Digo mais: em Efésios está escrito: “Pela cruz Jesus Cristo reconciliou os povos com Deus, em um Corpo, eliminando com a cruz as inimizades.” (Efésios 2, 16). - Ao dizer isto, fiz uma pausa e fitei aquela senhora bem nos olhos, com firmeza e seriedade. Ela esfregou as mãos no saiote comprido, baixou o olhar e retrucou, agora baixinho: “Mas o Senhor Jesus sofreu tanto na cruz...”.

E como sofreu! Respondi, com muita ênfase. Por isso mesmo é que devemos honrar e amar a Cruz, por meio da qual Nosso Senhor se entregou em Sacrifício por nossa salvação. Como diz a Bíblia, a Cruz é o nosso maior orgulho enquanto cristãos! Nela, e somente nela, podemos e devemos nos gloriar!

Ela agora estava em silêncio, e me olhava com muita atenção, admirada, confusa. Finalizando a conversa, perguntei: afinal, a senhora não sabia que o próprio Jesus disse: “Quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de Mim”? Está no Evangelho segundo Mateus (10, 38)! E Ele também dizia a todos: “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz, e me siga" (Lucas 9, 23), e “Quem não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo" (Lucas 14, 27). – Se a senhora me permite, vou lhe dar um conselho: se esse “homem de Deus” a quem senhora se referiu está ensinando coisa diferente, corra para bem longe dele, porque ele está ensinando o contrário do que ensinou Jesus! Em quem a senhora vai preferir confiar? Para não ter erro, procure a igreja católica mais próxima e reze um pouco, peça a Luz do Espírito Santo. Afinal, a Igreja Católica é a única que tem dois mil anos de história e foi fundada diretamente por Jesus Cristo. Quem sabe um padre possa tirar outras dúvidas que a senhora tenha? Bom, eu já vou indo. Que Deus a abençoe.

Retomei meu caminho e a mulher ficou lá parada, muda. Mal falou um “tchau”. Andei alguns passos e olhei para trás, para ver se ela ainda continuava no mesmo lugar. E o que vi me encheu de alegria: ela subira as escadas da igreja, e entrava pela porta. Segui meu rumo pensando em quanta gente perdida, precisando apenas de um bom conselho, transita pelas ruas desta cidade e do mundo, com a cabeça feita por tantos falsos pregadores, dependendo apenas da orientação de um bom católico para encontrar o seu caminho até a Igreja de Cristo...


Depoimento de Henrique Sebastião para a revista Voz da Igreja

Pesquisar este blog

Blogs Católicos que sigo em João Pessoa