Olá, seja bem vindo ao Blog da CRISMA da Paróquia São Francisco de Assis - Comunidade dos Mangabeiras VI e VII - João Pessoa - PB! ! !

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Inscrições ABERTAS - Crisma 2011!

1 → C O M E N T Á R I O S
Inscrições ABERTAS - Crisma 2011!



"...Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo".
(Lc 3,16)

Abertas as inscrições para a 
Crisma de jovens e adultos!


ATENÇÃO!
Informações referentes a 
Crisma da Comunidade do 
Mangabeira VII
Matriz São Francisco de Assis



Critérios para inscrição:


• 14 anos completos;


• Uma foto 3x4;


• Somente o crismando poderá fazer
a inscrição;


• Apresentar um documento que
comprove a idade;


• Maiores informações com os catequistas da Crisma ou na Secretaria Paroquial (Paróquia São Francisco de Assis).





Pastoral da Crisma

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

O SACRAMENTO DA CRISMA: VIGOR ESPIRITUAL

0 → C O M E N T Á R I O S
A confirmação ou crisma é o sacramento, cuja graça específica é dar vigor espiritual. Dia venturoso, este do Pentecostes daquele que foi batizado. Data feliz na qual recebe o epígono de Cristo singular fortalecimento. A plenitude dos dons do Espírito Santo e a robustez das virtudes infusas lhe são outorgadas em vista à maturidade cristã. O discípulo de Cristo se torna então apto para colher os frutos espirituais (Gl 5,22). Marcado com o caráter crismal, torna-se soldado do Redentor para um testemunho autêntico de seu Chefe e Senhor.

No Novo Testamento está claro que, por meio da imposição das mãos, num rito especial e sumamente significativo, era comunicado o Espírito Santo. Este texto dos Atos dos Apóstolos focaliza o que Pedro e João fizeram na Samaria: "Ora os Apóstolos que estavam em Jerusalém, tendo ouvido dizer que a Samaria tinha recebido a palavra de Deus, mandaram-lhe Pedro e João, os quais tendo chegado, fizeram oração por eles a fim de receberem o Espírito Santo; porque ele ainda não tinha descido sobre nenhum deles, mas somente tinham sido batizados em nome do Senhor Jesus" (At 8, 14-17).

Em Éfeso, Paulo falou a alguns fiéis sobre o Paráclito "e, tendo-lhes imposto as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo, e falavam línguas e profetizavam" ( Ef 19,1-7). Aos coríntios o mesmo Paulo diz: "Ora, o que nos confirma em Jesus Cristo convosco, e que nos ungiu, é Deus, o qual também nos imprimiu o seu selo, e deu em nossos corações o penhor do Espírito" ( 2 Cor 2,15). Jesus prometeu o Espírito Santo aos seus seguidores: "Quando, porém, vier o consolador que vos enviarei, ele dará testemunho de mim" ( Jo 15,26).

É na crisma que se recebe este Espírito divino através da imposição das mãos do bispo, que é o chefe da milícia espiritual. Pelo batismo, o ser racional se torna templo do Espírito Santo. Na crisma esta casa santa de Deus recebe sua consagração solene. O aumento da graça santificante é outro efeito da recepção condigna da confirmação. Verifica-se uma maior participação na vida de Deus. Cristo significa ungido. O cristão é outro Cristo. Assim é sujeito da unção do crisma, ou seja, do óleo de oliveira misturado com o bálsamo aromático. Extraordinária a nobreza do discípulo do Salvador, escolhido para missão tão sublime de cooperar na salvação do mundo. É preciso então, como deseja o apóstolo Paulo trescalar "o bom odor de Cristo" (2,Cor 2,15).

Adite-se que o óleo, considerado como fonte de força e destreza para os desportistas, patenteia também a situação de quem se tornou, atleta de Cristo: "Não sabeis que os que correm no estádio, correm sim todos, mas um só é que alcança o prêmio? Correi, pois, de tal maneira que o alcanceis" (1 Cor 9,24). Eis aí o duplo simbolismo do óleo na confirmação, significado plurivalente de tanta importância para quem tem o dom da fé. Através dos tempos os teólogos patenteiam que a crisma é o ponto da existência cristã no qual se chega "ao estado do homem perfeito, segundo a medida da idade completa de Cristo" (Ef 4,13).

Esta é a magna responsabilidade de quem foi batizado: ser testemunha autêntica do Redentor. Adite-se que a devoção ao Espírito Santo cumpre seja uma das características da espiritualidade daquele que foi crismado. Esta devoção inclui a maleabilidade e a disponibilidade, uma vez que, o seguidor do Evangelho, atento sempre aos recados interiores do Paráclito, está em estado de permanente vigília para colocar em prática o que lhe é inspirado. Verifica-se, deste modo, a corajosa confissão da fé recebida no batismo. Quem foi crismado se torna valente, revestido com toda a armadura celeste, está apto para a pugna contra os mais fortes inimigos de sua salvação e os vence. A luta pela vida se faz então menos árdua, porque as vitórias se sucedem por força da presença do Consolador. Isto adestra o discípulo de Jesus para obter a coroa imperecível da glória eterna.

Por Côn. José Geraldo Vidigal de Carvalho
Publicado em 03/02/2002
Fonte: http://www.veritatis.com.br/article/602

Sacramento da Crisma: Força de Deus

1 → C O M E N T Á R I O S

A Crisma é a força de Deus. Nós só conseguimos viver porque Deus nos dá essa força. Essa força de Deus é o Espírito Santo agindo em nós. Na Igreja, a experiência de nossa vida é celebrada no sacramento da Crisma. A Crisma é o sacramento do cristão que está amadurecendo na fé.

Juntamente com o Batismo e a Eucaristia, o sacramento da Confirmação constitui o conjunto dos “sacramentos da iniciação cristã” cuja unidade deve ser salvaguardada. Por isso, é preciso explicar aos fiéis que a recepção deste sacramento é necessária à consumação da graça batismal. Com efeito, pelo sacramento da Confirmação “os fiéis” são vinculados mais perfeitamente à Igreja, enriquecidos de força especial do Espírito Santo, e assim mais estritamente obrigados à fé que, como verdadeiras testemunhas de Cristo, devem difundir e defender tanto por palavras como por obras.

Durante a primeira vinda de Cristo sobre a Terra, Ele prometeu aos seus apóstolos o Paráclito (advogado, defensor). Jesus também promete o Espírito Santo para nós, e nos é concedido através do Sacramento da Confirmação. A Crisma também é chamado Sacramento da Confirmação, pois através dele confirmamos o nosso Batismo que recebemos na maioria das vezes quando criança.

Confirmar o Batismo é muito importante, pois quando criança não temos a consciência do Sacramento, mais sim os nossos parentes mais próximos que resolveram levá-lo até a pia batismal. Já na Crisma, não são os seus parentes que escolhem se queres ou não receber o Crisma, mas sim você mesmo.

No sacramento da Crisma recebemos os dons do Espírito Santo: Sabedoria, Entendimento, Conselho, Fortaleza, Piedade, Ciência e Temor de Deus. Eles são dons que nos aproximam de nossa vocação: a Santidade.

Quando recebemos o Espírito Santo e nos abrimos inteiramente à graça sacramental não agimos em nós, mas sim o próprio Deus nos usa de instrumento e agi em nós. Por isso podemos considerar o crismando uma pessoa com grandes responsabilidades. Veja: No Batismo recebemos o Espírito Santo e nos transformamos de criaturas de Deus para Filhos de Deus. Já na Crisma dizemos com consciência: Quero ser Filho de Deus e assumir a minha missão de evangelizar.

O mesmo Deus que os apóstolos receberam no dia de Pentecostes é o mesmo que recebemos no Sacramento da Crisma, por isso a mesma autoridade que eles tinham ao anunciar a Palavra de Deus é a mesma que possuímos. O dia em que nos crismamos é sem dúvida o dia de nosso Pentecostes. Onde o Espírito Santo nos é enviado para transformar e santificar.

As transformações do Espírito Santo são nitidamente vistas na Bíblia. Observe: Vamos dar o exemplo do apóstolo Pedro. Antes do dia de Pentecostes era um pescador de pouca instrução, medroso, incrédulo e infiel. Quando se passou o dia de Pentecostes, melhor dizendo, logo ao sair do cenáculo onde o Espírito Santo desceu sobre os apóstolos e Maria, ele realizou um discurso que prova o poder do Espírito Santo (At 2, 14-41). Podemos até duvidar se realmente era o mesmo Pedro pescador e incrédulo.

Foi a partir daí que a Igreja se firmou, ou seja, foi através do Papa São Pedro que a Igreja de Jesus Cristo surgiu. Vejamos: se somos também Igreja, é através do Sacramento da Crisma que firmamos em nós o “tijolo” eclesial que somos.


Se você jovem ou adulto, não é crismado ainda, procure a sua Paróquia e em 2011, dê esse passo na sua caminhada. Não perca mais tempo! Todos os cristãos precisam ser crismados para atear o fogo do Espírito Santo no Mundo.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Inscrições para a Crisma

0 → C O M E N T Á R I O S


Inscrições para a Crisma 2011!


"...Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo".
(Lc 3,16)



Abertas as inscrições para a 
Crisma de jovens e adultos!


ATENÇÃO!
Informações referentes a Crisma da comunidade do Mangabeira VII



Critérios para inscrição:


• 14 anos completos;


• Uma foto 3x4;


• Somente o crismando poderá fazer
a inscrição;


• Apresentar um documento que
comprove a idade;


• Maiores informações com os catequistas da Crisma ou na Secretaria Paroquial (Paróquia São Francisco de Assis).




Pastoral da Crisma

Pesquisar este blog

Blogs Católicos que sigo em João Pessoa